LOGIN
esqueceu alguma coisa?

Torne-se um membro e faça o seu cadastro! Não paga nada!

Receitáculo Rede Social de Culinária, Gastronomia e Receitas para sua Cozinha

    como funciona?
imprimir receita enviar link da receita por email FEED, clique para saber o que é

pão delícia da bahia

atualizada há 8 anos e 3 meses
referência : Receita publicada originalmente por minha conterrânea e xará Kátia no site rainhasdolar.com. Testei e pus meus pitacos.
Esta receita possui 15067 visitas e já foi favoritada 11 vezes.
khabkost descascador de batatas por khabkost
pão delícia da bahia

DESCRIÇÃO

Homenageando meu estado de origem, testei o tão famoso pãozinho delícia com sua massa adocicada e macia que pode ser servido com ou sem recheio.

INGREDIENTES

PASSO A PASSO

  1. Numa vasilha misture todos os ingredientes na sequência acima.
  2. Ponha sobre uma superfície lisa e sove bastante até ficar uma massa lisa e brilhante. Não se preocupe, a massa é elástica e grudenta mesmo, mas não coloque mais farinha pois é essa textura quem confere maciez ao pãozinho depois de assado
    pão delícia da bahia
  3. Volte a massa para a vasilha, cubra e deixe descansando por 30 minutos. Enquanto isso, unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo cerca de 4 assadeiras grandes. (Rendem 60 pãezinhos!)
  4. Após os 30 minutos, forme os pãezinhos sempre com as mãos untadas com óleo e coloque na assadeira dando espaço entre eles pois após assado eles praticamente dobram de tamanho. Cubra e deixe descansar por mais 1 hora e meia
    pão delícia da bahia
  5. Pré aqueça o forno e asse os pãezinhos em temperatura média de 12 a 15 minutos. O tempo de forno depende muito do seu fogão. No meu, após 10 minutos, eu já ficava olhando como estava o fundo do pãozinho. O ponto correto de assado é quando o fundo está levemente dourada e em cima ainda bem branquinho.
    pão delícia da bahia
  6. Retire do forno e ainda quentinho pincele margarina derretida e polvilhe queijo ralado
  7. Se quiser, pode recheá-lo antes de cobrir com a margarina e parmesão. Para o recheio faça um creme misturando: 1 xícara de leite, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 gema, sal e 1 colher de sopa de margarina. Leve ao fogo baixo até engrossar e por último junte 2 colheres de sopa de parmesão ralado e 1/2 xícara de creme de leite. Daí é só cortar o pãozinho ao meio, rechear e cobrir com a margarina+parmesão. Também já comi pãezinhos recheados com esse mesmo creme acima só que adicionando presunto picadinho.
orkut facebook del.icio.us rec6 digg

COMENTÁRIOS DOS MEMBROS (2)

  • inesfpires inesfpires - incluído há 8 anos e 3 meses
    Faz muito tempo que procuro esta receita, só não vou fazer agora por ser domingo e não ter o fermento, mais certamente amanhã estarei comendo.
  • mone31 mone31 - incluído há 7 anos e 6 meses
    Nossa maravilha esta receitinha deste pão vou fazer!!!!!!

Você precisa estar logado para comentar

+ RECEITAS DE KHABKOST:

EXPERIMENTE ESTAS:

GOSTARAM DESTA RECEITA:

convide um amigo para entrar no Receitáculo
RODAPÉ

2008 Receitaculo.com. Todos os direitos reservados. Idealizado e produzido por Exago.com.br.