LOGIN
esqueceu alguma coisa?

Torne-se um membro e faça o seu cadastro! Não paga nada!

Receitáculo Rede Social de Culinária, Gastronomia e Receitas para sua Cozinha

    como funciona?
imprimir receita enviar link da receita por email FEED, clique para saber o que é

feijão do nordeste

atualizada há 5 anos e 1 mês

Esta receita possui 3298 visitas e já foi favoritada 4 vezes.
wacheux descascador de batatas por wacheux
feijão do nordeste

DESCRIÇÃO

Pode parecer muito grande a lista de ingredientes, mas são coisas que temos sempre na cozinha, por incrível que pareça. É uma receita de origem mais simples, por isso a simplicidade, também, dos ingredientes.
Rudimentos desta feijoada aprendi com minha mãe, que aprendeu com minha vó, sergipana arretada que só ela. Não posso afirmar que é prato típico de Sergipe, mas sei mais ou menos por alto, de ouvir falar, que o Nordeste usa mais verdura no feijão que o Sul. Aproveitem.

INGREDIENTES

PASSO A PASSO

  1. Antes de mais nada, trata-se de um feijão onde a verdura compete com a carne de igual para igual. Quando pronto, o caldo fica muito bom! Mais ainda, não fica tão pesado quanto uma feijoada tradicional, como as do sul, onde carne e sal são consumidos sem parcimônia. Dito isto...
    Coloque o feijão para dormir na água de véspera, para dar uma quebrada na dureza do bicho.

  2. Numa panela de pressão grande, fora do fogo, corte o tablete de caldo de legumes em pedacinhos e misture bem com o óleo frio. Não precisa tentar dissolver.
    Acenda o fogo médio e coloque este óleo para esquentar e derreter, até onde der, o tablete. Não vamos deixar queimar, ok?
    Antes que fique grudando no fundo da panela, coloque o alho picado e mexa bem com uma colher de pau para o tempero ficar bem incorporado.

  3. Assim que estiver tudo mais ou menos bem quente e misturado, jogue as cebolas picadas, misture muito bem e tampe a panela por uns dois minutos, mexendo sempre que o coração ficar ansioso. Tampada, a chance de queimar é bem menor. Este também é o momento certo de colocar a pimenta do reino bem misturada. Vai ficar uma cebolada com cara de exagero, mas é ela que vai fazer o caldo ficar um exagero de bom. Pode confiar.
  4. Subiu o cheirão? Pois é: está pedindo mais. Coloque o paio e a josefina. Misture bem e tampe de novo, se não quiser ficar mexendo o tempo todo. Quanto mais tempo aberto, mais perde água e maior a chance de queimar se houver descuido. Vai soltar alguma gordura, é normal.
    Depois que estiverem bem douradinhos, coloque os pedaços de pé de porco, costelinha e a calabresa. Misture tudo sempre muito bem, para que frite tudo junto.

  5. Hora da carne. Nos ingredientes, são mais ou menos 200g de cada tipo de carne (músculo, cruz machado e chã de dentro) cortados em pedaços mais ou menos do comprimento de um dedo. Isso para facilitar a mistura, cozinhar por igual e servir mais fácil.
    Quando as frituras estiverem bem bonitas, coloque a carne aos poucos e vá mexendo bem, que é para ela entrar na festa, ir se misturando, pegando gosto, fritando junto com o resto. Se colocar tudo de vez, vai esfriar a dança e acabar com a festa. Já colocou as folhas de louro? Bote! E os tomates? Manda!

  6. Hora de colocar os grãos de feijão lavados, catados e pernoitados na água. Misture bem, tampe a panela e deixe apurar por uns cinco minutos, mas de olho. Vai que seu fogo é mais brabo que o meu. Se perceber que quer queimar, coloque um pouquinho de água (fria mesmo) pra baixar o facho. Vá controlando, mas mantenha ao máximo a panela tampada.
    Depois de um tempo, a carne começa a soltar uma aguinha (o suco), vai ficando uma coisa bonita e vai dando uma vontade danada de mudar de idéia e fazer outra coisa que não feijão. Dá até pena de colocar o feijão numa carne tão bonita, mas imagine que com feijão vai ficar melhor ainda, besta! Quando a carne virar aquela coisa cheirosa, bonita, não comece a roubar pedacinhos de carne. Confesso: eu sou danado pra ficar roubando uns taquinhos de carne. Que coisa feia! Não faça isso não, viu?

  7. Pegue uma das batatas, 1/3 da abóbora, algumas rodelas de cenoura e um punhadinho de chuchu, corte um pouco menores do que já está e coloque no meio da mistura. Peraí, Wacheux! Vai sumir no feijão! Ninguém vai achar mais nada! EXATO! É isso mesmo! Vai virar caldo, fio de Deus!
    Uma vez, peguei um pouco do caldo, antes de colocar o feijão, e fiz um pirãozinho. Só de carne e tempero. Claro que antes investi um pouco mais na água da mistura para ter mais caldo. Nooossssaaaa! Ficou bom demais!!!

  8. Quando o feijão tiver com cara de quem já apanhou o que podia, cubra a mistura com água (só o suficiente para cobrir...) e tampe com a pressão. O tempo é aquele que vc já está acostumado a fazer feijão. Aqui, na minha modesta panela e no meu modesto fogo, leva cerca de 30 minutos! Se não tiver certeza, deixe vinte e dê uma olhadinha até ficar no ponto. O ponto, aqui, não é do feijão pronto, mas quase. Lembre-se de que ainda vai ficar um pouco mais com as verduras.
  9. Prove e corrija o sal, coloque mais água até cobrir, misture bem, coloque o restante das verduras arrumadas sobre o feijão, tampe de novo e deixe mais 10 minutos sob pressão. As verduras cozinham no vapor do feijão. Fica muito especial. Espero que gostem!

    Esta semana vou incluir o passo a passo das fotos. Prometo.

    Wacheux

SUGESTÕES, ACOMPANHAMENTOS, DICAS E ETC

Apenas arroz branco, farinha, pimenta, refrigerante ou cerveja gelada e umas rodelinhas de laranja madura que ajudam a absorver o ferro do feijão. É boa idéia comer já pertinho da rede!

orkut facebook del.icio.us rec6 digg

COMENTÁRIOS DOS MEMBROS (6)

  • tercsal tercsal - incluído há 5 anos e 1 mês
    Huuuuuuuuummmmmmmm! Gosto de tudo, menos do quiabo. Parabéns !
  • wacheux wacheux - incluído há 5 anos e 1 mês
    Pois é... O quiabo só se explica culturalmente, mas há pratos maravilhosos de quiabo que vocês vão adorar conhecer. Aguardem.
  • mjoliveira32 mjoliveira32 - incluído há 5 anos e 1 mês
    Meu amigo isso é covardia, vou fazer deve ficar delicioso, parabéns
  • wacheux wacheux - incluído há 5 anos e 1 mês
    Obrigado, minha flor!!! Ainda não encontrei quem não goste... Fica bom mesmo!
  • marcuchocwb marcuchocwb - incluído há 5 anos e 1 mês
    Já imagino esse "absurso" no frio aqui de Curitiba. Parabéns pela receita. Abraços!
  • wacheux wacheux - incluído há 4 anos e 11 meses
    O que não vai faltar é calor (interno!).

Você precisa estar logado para comentar

+ RECEITAS DE WACHEUX:

EXPERIMENTE ESTAS:

GOSTARAM DESTA RECEITA:

convide um amigo para entrar no Receitáculo
RODAPÉ

2008 Receitaculo.com. Todos os direitos reservados. Idealizado e produzido por Exago.com.br.