LOGIN
esqueceu alguma coisa?

Torne-se um membro e faça o seu cadastro! Não paga nada!

Receitáculo Rede Social de Culinária, Gastronomia e Receitas para sua Cozinha

    como funciona?
imprimir receita enviar link da receita por email FEED, clique para saber o que é

vinho de jabuticaba

atualizada há 4 anos e 10 meses
referência : http://www.vegvida.com.br/modules/recett(...) e http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/(...)
Esta receita possui 9336 visitas e já foi favoritada 3 vezes.
vegvida auxiliar de cozinha por vegvida
vinho de jabuticaba

DESCRIÇÃO

Uma boa maneira de aproveitar jabuticabas, inclusive aquelas que estão quase passadas (mas inteiras, sem amassados ou fungos!). Um exemplo de bebida alcóolica caseira, com produto nacional e usando frutas da época.

INGREDIENTES

PASSO A PASSO

  1. Encha um recipiente de um litro com jabuticabas inteiras bem maduras. Higienize (com hipoclorito ou vinagre), escorra até secar e reserve.
  2. Em um pote suficiente para 1,5 litros (estreito e alto ou largo e raso, não importa) coloque uma camada de uns 2 dedos das jabuticabas, estourando a casca das frutas (amasse com as mãos ou faça um pequeno corte com uma faca, expondo um pouco a polpa). Cubra com uma camada fina de açúcar.
  3. Repita o processo até o final, terminando com uma camada de açúcar (deve sobrar algum espaço no recipiente, pois a fermentação, com a produção gás carbônico, aumenta o volume dos líquidos).

    Passe um filme plástico sobre o recipiente, mas sem apertar (se tiver tampa própria, utilize-a também, mas não impeça totalmente a entrada de ar), coloque sobre um prato ou vasilha maior para evitar bagunça caso vaze um pouco de líquido e deixe descansar (sobre um armário ou mesmo sobre a geladeira) SEM MEXER por 20 dias.

  4. Após esse período:

    Passe todo o conteúdo do recipiente por uma peneira fina.

    Com a ajuda de uma colher ou de um amassador de batatas, esprema porções da fruta para extrair todo o líquido. Despreze as cascas.

  5. Coloque o líquido obtido em uma garrafa bem limpa e tampe com rolha (de cortiça ou rolhas reutilizáveis para vinho, com vedação de borracha). Apesar de ser um produto fermentado e por isso mesmo ter uma durabilidade maior, como não tem conservantes pode ser guardado em geladeira, embora se mantenha bem sem refrigeração enquanto fechado.

    Rende o equivalente a uma garrafa de vinho.

    Para ver uma foto de todos os passos acesse o link do VegVida (o Receitáculo não aceitou a imagem).

SUGESTÕES, ACOMPANHAMENTOS, DICAS E ETC

É um produto caseiro com teor alcóolico natural da fermentação, portanto, beba com moderação. Apesar do nome "vinho de jabuticaba" é bem doce e adequado como um tipo de licor, antes ou ao final da refeição. Tente não exagerar na quantidade de açúcar para que não fique doce demais, embora parte do açúcar entre no processo de fermentação.
Também pode ser usado em redução para molho de vegetais grelhados (ou tofu grelhado).

orkut facebook del.icio.us rec6 digg

COMENTÁRIOS DOS MEMBROS (1)

  • charito charito - incluído há 4 meses e 2 semanas
    Parabéns, eu já conhecia a receita desde Bolivia, em Bolivia eu fazia com cerejas, quando cheguei ao Brasil fiz com a jabuticaba e por estes dias me animei a fazer com a uva Isabel (aquela bem pretinha) uma delicia.

Você precisa estar logado para comentar

+ RECEITAS DE VEGVIDA:

EXPERIMENTE ESTAS:

GOSTARAM DESTA RECEITA:

convide um amigo para entrar no Receitáculo
RODAPÉ

2008 Receitaculo.com. Todos os direitos reservados. Idealizado e produzido por Exago.com.br.