LOGIN
esqueceu alguma coisa?

Torne-se um membro e faça o seu cadastro! Não paga nada!

Receitáculo Rede Social de Culinária, Gastronomia e Receitas para sua Cozinha

    como funciona?
imprimir receita enviar link da receita por email FEED, clique para saber o que é

massa para macarrão * aprenda a fazer

atualizada há 5 anos e 6 meses
referência : http://cantinhogostoso.blogspot.com/2009(...)
imagem: http://www.historiadetudo.com/macarrao.h(...)

Esta receita possui 22668 visitas e já foi favoritada 10 vezes.
catarina officiel de bouche por catarina
massa para macarrão * aprenda a fazer

DESCRIÇÃO

Não tenha dúvidas que fazer macarrão é uma grande brincadeira e claro é mais saboroso, mais leve e totalmente italiano, capiche?
O macarrão dá um pouquinho de trabalho, porém tem uma grande diferença, além de econômico, ninguém poderá oferecer um prato tão especial como este.

História do macarrão:
O macarrão começou a ser feito logo que o homem descobriu que era capaz de moer os cereais, misturar com água e obter uma pasta cozida ou assada. As primeiras massas semelhantes ao macarrão surgiram nas civilizações assíria e babilônica, por volta de 2500 a.C., e tratavam-se de misturas cozidas de cereais e água. Algo mais próximo ao nosso macarrão ocidental surgiu em Jerusalém, no século V. Em rituais judaicos, os hebreus comiam uma espécie de farinha cozida em água, conhecida como Itriyah.
A versão mais aceita é que foram os árabes os pais do macarrão, tendo o levado à Sicília no Século IX. Pelo fato da Sicília ter se transformado em um importante centro comercial da época, os navegadores transportavam o produto para importantes portos do Mediterrâneo, difundindo o macarrão em várias regiões, inclusive na Itália.
Posteriormente se chega à maior contribuição do macarrão: a italiana. Os italianos inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos de massa, incorporando também ao macarrão, a farinha de grano duro
http://www.historiadetudo.com/macarrao.h(...)

INGREDIENTES

VÍDEO

PASSO A PASSO

  1. Em uma tigela, coloque a farinha e faça uma cavidade no centro. Quebre os ovos em uma tigela, bata bem e coloque sobre a farinha. Acrescente o sal. Com as pontas dos dedos misture os ingredientes até ficar consistente. Se necessário acrescente gotas de água, mas a massa deve ficar firme. Sove a massa e forme uma bola.

    Divida em pedaços e abra a massa com o auxílio de um rolo sobre uma superfície enfarinhada até ficar com a espessura desejada. Enrole como rocambole (antes polvilhe com farinha de trigo para não grudar) e, com uma faca, corte a massa em tiras finas.
    Cozinhe em água com filete de óleo e sal e sirva com o molho desejado.

  2. Massa com sabor!!!
    Para fazer a massa de macarrão com sabores diferentes, basta substituir 3 ovos da receita original pelo ingrediente que dará o sabor à massa. O modo de fazer é o mesmo (veja receita acima).

    Massa de Cenoura:
    Para fazer a massa de cenoura, bata no liquidificador 1 cenoura grande cozida com 5 ovos e siga o modo de fazer da receita original.

    Massa de Beterraba:
    Para fazer a massa de beterraba, bata no liquidificador 1 beterraba média cozida cok 5 ovos e siga o modo de fazer da receita original.

    Massa de Espinafre:
    Para fazer a massa de espinafre, cozinhe e escorra 250g de espinafre e bata no liquidificador com 5 ovos. Siga a receita original.

    Sugestão de molho: 4 latas de molho de tomate (comprado pronto), 2 latas de água (use a lata de molho vazia para medir), 2 latas de creme de leite, 2 cubos de caldo de galinha e 1 colher (sopa) de ervas finas.
    Leve os ingredintes ao fogo até apurar.
    É prático e delicioso.

SUGESTÕES, ACOMPANHAMENTOS, DICAS E ETC

Dicas:
- Essa massa pode ser usada para lasanha e canelone. Se fizer retângulos de 35cm x 25cm, poderá fazer rondelli.

O vídeo é para quem tem cilindro,

- Se você quiser guardar a massa depois de cortar, estique as tiras de massa em um pano enfarinhado e deixe secar. Quando estiver bem seca, guarde a massa em um recipiente bem fechado por até 2 dias. (Eu guardo no freezer alguns meses. Quando quero usar retiro punhados da massa e coloco direto na água fervente para cozinhar).

orkut facebook del.icio.us rec6 digg

COMENTÁRIOS DOS MEMBROS (2)

  • hervalfonseca hervalfonseca - incluído há 5 anos e 4 meses
    Perfeito, muito bom, o vídeo show de bola, favoritado.
    Grande abraço
  • catarina catarina - incluído há 5 anos e 4 meses
    valeu!!!Flamenguista.....estamos num dia ruim né? vai melhora

Você precisa estar logado para comentar

+ RECEITAS DE CATARINA:

EXPERIMENTE ESTAS:

GOSTARAM DESTA RECEITA:

convide um amigo para entrar no Receitáculo
RODAPÉ

2008 Receitaculo.com. Todos os direitos reservados. Idealizado e produzido por Exago.com.br.