LOGIN
esqueceu alguma coisa?

Torne-se um membro e faça o seu cadastro! Não paga nada!

Receitáculo Rede Social de Culinária, Gastronomia e Receitas para sua Cozinha

    como funciona?
imprimir receita enviar link da receita por email FEED, clique para saber o que é

dobos' torte

atualizada há 8 anos e 10 meses

Esta receita possui 39350 visitas e já foi favoritada 5 vezes.
dobos' torte

DESCRIÇÃO

A torta de Dobos (Dobos' torte) é uma torta vienense clássica, de camadas, que foi criada por um padeiro húngaro em 1885. Posteriormente, em 1906, esta receita foi recriada por József Dobos, padeiro oficial do imperador de Habsburg.
Em Budapeste, capital da Hungria, existe um museu chamado Dobos Gastronomy, lugar de divertimento onde se aprende as técnicas de József Dobos. No café do museu, pode-se saborear o bolo real da receita original de Dobos.

INGREDIENTES

PASSO A PASSO

  1. MASSA:
    Pré-aqueça o forno a 180º. Bata a manteiga e o açúcar até ficar bem cremoso. Junte os ovos e bata até incorporar bem.
    Peneire a farinha de trigo, sal e fermento sobre esta mistura, e mexa com um fouet até obter uma massa lisa e firme. Reserve.

  2. ASSANDO A MASSA:
    Inverta uma fôrma de 25cm de diâmetro, unte a face externa do fundo com manteiga, polvilhe com farinha de trigo, tire o excesso. Com uma espátula, espalhe um pouco da massa sobre a superfície preparada, formando uma camada bem fina. Usando uma tira de papelão 1cm mais alta que a lateral da fôrma, faça uma gola ao redor, para evitar que a massa escorra. Asse no centro do forno por 7 a 10 minutos ou até que as bordas da massa estejam levemente douradas. Solte o disco de massa com a espátula, coloque uma grade sobre ele e vire para desenformar. Limpe o fundo da fôrma com toalhas de papel e repita o procedimento até terminar a massa. Rende 7 discos de massa.

  3. RECHEIO:
    Misture bem o açúcar, cremor de tártaro e a água e leve ao fogo brando. Pare de mexer quando tudo estiver bem dissolvido.
    Aumente o fogo para médio e deixe ferver até a calda ficar em ponto de bala mole. Enquanto isso bata as gemas na batedeira até ficarem esbranquiçadas e volumosas. Sem parar de bater, despeje a calda quente, em fio, sobre as gemas. Continue a bater até a mistura ficar em temperatura ambiente e formar um creme fofo. Coloque a baunilha e o chocolate e misture. Junte a manteiga aos pedacinhos, batendo até incorporar. Guarde na geladeira até o momento de usar.

  4. COBERTURA:
    Escolha o disco de massa mais bonito e coloque sobre uma grade.
    Numa panela pequena cozinhe o açúcar e a água em fogo médio, sem mexer, até o açúcar se dissolver e começar a ficar dourado. Fazendo movimentos circulares com a panela, continue o cozimento até o caramelo ficar bem escuro e espalhe sobre o disco de massa escolhido. Imediatamente, usando uma faca untada com manteiga, marque 16 fatias sobre o caramelo, sem cortar o disco de massa, apenas para separar o caramelo. Reserve para cobrir a torta.

  5. FINALIZAÇÃO:
    Coloque um disco de massa sobre um prato redondo e espalhe um pouco do recheio, formando uma camada de 2 a 3mm de espessura. Cubra com outro disco de massa, coloque mais recheio e continue alternando as camadas. Use o disco caramelizado para cobrir. Espalhe o recheio restante na lateral da torta ou use saco de confeitar com bico pitanga fino para decorar. Guarde na geladeira até a hora de servir.

SUGESTÕES, ACOMPANHAMENTOS, DICAS E ETC

PONTO DE BALA MOLE:
Cerca de 15 minutos após a calda começar a ferver, mergulhe uma colher em água fria e em seguida na panela para retirar um pouco de calda. Molhe os dedos em água fria, retire um pouco da calda da colher e forme uma balinha, que deve ser elástica e maleável. Se estiver usando caramelômetro (termômetro de cozinha), a temperatura deverá ser de 115ºC.

orkut facebook del.icio.us rec6 digg

COMENTÁRIOS DOS MEMBROS (2)

  • neneli neneli - incluído há 8 anos e 10 meses
    Bela apresentação..Bela receita..Formidável!!
  • mariza mariza - incluído há 8 anos e 10 meses
    Perfeito!

Você precisa estar logado para comentar

+ RECEITAS DE MARCUCHOCWB:

EXPERIMENTE ESTAS:

GOSTARAM DESTA RECEITA:

convide um amigo para entrar no Receitáculo
RODAPÉ

2008 Receitaculo.com. Todos os direitos reservados. Idealizado e produzido por Exago.com.br.